spacer
 
Advanced Search
Astrobiology Magazine Facebook  Astrobiology Magazine Twitter
  
Retrospections Translations Portuguese Translations A Casa Branca Comenta sobre Vida Alienígena
 
A Casa Branca Comenta sobre Vida Alienígena
Source: publicação da imprensa da Casa Branca
print PDF
Alien Life
Posted:   11/08/11
Author:    Tradutor: Bruno Martini

Summary: A Casa Branca emitiu uma declaração em resposta às petições para o governo "divulgar o conhecimento há muito retido" sobre seres extraterrestres. Não há evidência de vida além do nosso planeta até agora, mas as próximas missões e pesquisas poderiam nos ajudar a determinar se estamos a sós no Universo.


Círculos em plantações observados na Suíça. Algumas pessoas acreditam que tais desenhos são sinais de vida alienígena – mas a verdade é que os círculos em plantações são inteligentes obras de arte ambiental feitas por seres humanos. Crédito da Imagem: Wikipedia (Jabberocky).
Em setembro, milhares de cidadãos dos EUA assinaram petições pedindo ao governo para “divulgar para os cidadãos americanos o conhecimento há muito retido sobre as interações do governo com seres extraterrestres”.

De acordo com as petições:

“Pesquisas de opinião indicam que mais de 50% dos americanos acredita que há uma presença extraterrestre e mais de 80% deles acreditam que o governo não está dizendo a verdade sobre este fenômeno. As pessoas têm o direito de saber. As pessoas podem lidar com a verdade.”

Em resposta às petições, a Casa Branca emitiu essa declaração:

Obrigado por assinar a petição solicitando a Administração Obama sobre o o conhecimento de uma presença extraterrestre aqui na Terra.

O governo dos EUA não tem evidência que qualquer vida exista fora do planeta ou que uma presença extraterrestre tenha contatado ou comprometido qualquer membro da humanidade. Além disto, não há informação crível que sugira que alguma evidência está sendo escondida dos olhos do público.

No entanto, isto não significa que o assunto da vida fora do nosso planeta não seja discutido e explorado. De fato, há inúmeros projetos trabalhando no objetivo de compreender se a vida pode existir ou existe fora da Terra. Aqui há alguns exemplos:

SETI – Search for Extraterrestrial Intelligence (Busca por Inteligência Extraterrestre) – foi originalmente estabelecido com ajuda da NASA, mas desde então tem migrado para outras fontes de financiamento privado. O objetivo principal do SETI é atuar como uma orelha gigante em nome da humanidade, apontando um conjunto de telescópios em solo para o espaço para ouvir qualquer sinal de outro mundo.

Concepção artística das características do rover Curiosity (Curiosidade) do Mars Science Laboratory (Laboratório de Ciências Marte) da NASA, um robô móvel pra investigar a capacidade passada e presente de Marte sustentar vida microbiana. A janela de lançamento do Curiosity abre no final de novembro de 2011. Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech
Kepler é uma espaçonave da NASA em órbita cujo principal objetivo é procurar por planetas semelhantes à Terra. Tal planeta deve estar localizado na zona “Cachinhos Dourados” de um sistema estelar distante – não tão quente e não tão frio – e poderia potencialmente ser habitado por vida como a conhecemos. A missão Kepler foi especialmente projetada para vasculhar nossa região galática da Via Láctea para descobrir planetas do tamanho da Terra, rochosos dentro ou próximos da zona habitável da estrela que eles orbitam.

O Mars Science Laboratory (Laboratório de Ciências Marte). Curiosity (Curiosidade) é um veículo de controle remoto (rover) do tamanho de um carro que a NASA lançou em 26/11/2011. O laboratório a bordo do rover estudará as rochas, solo e outras feições geológicas em um esforço para detectar os blocos químicos de construção da vida (ex. formas de carbono) em Marte e irá avaliar como o ambiente de Marte era no passado para ver se ele poderia ter abrigado vida.

Um último ponto: diversos cientistas e matemáticos olharam com uma mentalidade estatística a questão de possibilidade de a vida existir além da Terra e chegaram à conclusão de que as chances são muito altas de que em algum lugar entre as trilhões e trilhões de estrelas no universo há outro planeta que abriga vida.

Muitos também notaram, no entanto, que as chances de nós fazermos contato com qualquer um deles – especialmente os inteligentes – são extremamente pequenas, dadas as distâncias envolvidas.

Mas isso tudo é estatística e especulação. Os fatos são que não temos evidência crível da presença extraterrestre na Terra.


This story was originally published in English


Related Stories

Astrobiology Roadmap Goal 2: Life in our Solar System

Looking for the Bright City Lights of ET Life
An Alien Code Close to Home: Seeking ET Beyond the Radio Silence
The Physics of Crop Circles
About Us
Contact Us
Links
Sitemap
Podcast Rss Feed
Daily News Story RSS Feed
Latest News Story RSS Feed
Learn more about RSS
Chief Editor & Executive Producer: Helen Matsos
Copyright © 2014, Astrobio.net