spacer
 
Advanced Search
Astrobiology Magazine Facebook  Astrobiology Magazine Twitter
  
Retrospections Astrônomos Descobrem Compostos Orgânicos Complexos no Universo
 
Astrônomos Descobrem Compostos Orgânicos Complexos no Universo
Fonte: publicação da imprensa da Universidade de Hong Kong.
print PDF
Cosmic Evolution
Posted:   10/28/11
Author:    Tradutor: Bruno Martini

Summary: Astrônomos descobriram compostos orgânicos com inesperada complexidade através do universo. As descobertas poderiam ter implicações na compreensão de como e onde a vida poderia surgir a partir de precursores orgânicos.

Uma estrutura proposta para os compostos aromáticos-alifáticos interestelares. Crédito: S Kwok and Y Zhang, Nature, 2011, DOI: 10.1038/nature10542
Astrônomos reportaram na revista Nature que compostos orgânicos com inesperada complexidade existem por todo o Universo. Os resultados sugerem que os compostos orgânicos complexos não estão apenas sob o domínio da vida, mas podem ser formados naturalmente pelas estrelas.

O Prof. Sun Kwork e o Dr. Yong Zhang da University of Hong Kong (Universidade de Hong Kong) mostraram que uma substância orgânica comumente encontrada por todo o Universo contém uma mistura de componentes aromáticos (em formato de anel) e alifáticos (em formato de cadeia). Os compostos são tão complexos que sua estrutura química lembra aquela do carvão e petróleo. Uma vez que o carvão e o petróleo são remanescentes de vida antiga, pensava-se que este tipo de matéria orgânica só surgia a partir de organismos vivos. A descoberta da equipe sugere que compostos orgânicos podem ser sintetizados no espaço mesmo quando não há formas de vida presentes.

Os pesquisadores investigaram um fenômeno não solucionado: um conjunto de emissões em infravermelho detectado em estrelas, espaço interestelar e galáxias. Estas assinaturas espectrais são conhecidas como “Traços Não Identificados de Emissão Infravermelha”. Por mais de duas décadas a teoria mais comumente aceita sobre a origem destas assinaturas foi que elas vinham de moléculas orgânicas simples feitas de átomos de átomos de carbono e hidrogênio, chamados de moléculas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP).

Professor Sun Kwok. Crédito: Universidade de Hong Kong.
A partir de observações tomadas pelo Infrared Space Observatory (Observatório Espacial em Infravermelho) e pelo Spitzer Space Telescope (Telescópio Espacial Spitzer), Kwok e Zhang mostraram que o espectro astronômico possui feições que não podem ser explicados pelas moléculas de HAP. Ao contrário, a equipe propôs que as substâncias gerando estas emissões em infravermelho têm estruturas químicas que são muito mais complexas. Analisando o espectro de poeira estelar formada por estrelas explodindo, chamadas “novas”, eles demonstraram que estrelas estão criando estes compostos orgânicos complexos em escalas extremamente curtas, de semanas.

As estrelas não estão apenas produzindo esta matéria orgânica complexa, estão ejetando-a no espaço interestelar, a região entre as estrelas. O trabalho apoia uma ideia prévia proposta por Kwok que estrelas antigas são fábricas moleculares capazes de manufaturar compostos orgânicos.

“Nosso trabalho demonstrou que estrelas não têm problema em produzir compostos orgânicos complexos sob condições próximas do vácuo” afirma Kwok. “Teoricamente isto é impossível, mas observacionalmente nós podemos ver acontecendo.”

Ainda mais interessante é que esta poeira estelar orgânica é similar em estrutura com compostos orgânicos complexos encontrados em meteoritos. Uma vez que meteoritos são remanescentes de um Sistema Solar primitivo, os achados aumentam a possibilidade de que estrelas tenham enriquecido o Sistema Solar primitivo com compostos orgânicos. A Terra primitiva foi submetida a severos bombardeios por cometas e asteróides, que potencialmente poderiam ter carregado poeira estelar orgânica. Se estes compostos orgânicos tiveram algum papel no desenvolvimento da vida, permanece uma questão em aberto.

This story was originally published in English.


Related Stories

Astrobiology Roadmap Goal 3: Origins of life

Três Novos Elementos Nomeados
Abundant Carbon in the Early Universe
Oxygen Molecules in Space
Cosmic Dust Factories
About Us
Contact Us
Links
Sitemap
Podcast Rss Feed
Daily News Story RSS Feed
Latest News Story RSS Feed
Learn more about RSS
Chief Editor & Executive Producer: Helen Matsos
Copyright © 2014, Astrobio.net