spacer
 
Advanced Search
Astrobiology Magazine Facebook  Astrobiology Magazine Twitter
  
Retrospections Mensagens em uma Garrafa
 
Mensagens em uma Garrafa
Tradutor: Bruno Martini
print PDF
Missions
Posted:   04/15/03

Summary: Selecionadas a partir de dezenas de milhares de perguntas propostas para a Astrobiology Magazine, as melhores estão separadas em um diálogo para leitura que ajuda a guiar para as novas áreas a se explorar. Perguntas-chave continuam a centrar em algumas das mais extremas condições na Terra e as chances para água líquida em qualquer lugar.

Mensagens em uma Garrafa

Os editores da Astrobiology Magazine recebem um enorme volume de questões nos novos campos da ciência, buscando por respostas para a vida em qualquer outro lugar no Universo.

A revista periodicamente amplia este diálogo compartilhando as melhores destas questões. Este retorno não apenas calibra a profundidade de interesse e conhecimento entre aqueles que seguem esta área, mas também ajuda a definir novas perspectivas para investigação. Muitas destas áreas são, por sua natureza, imprecisamente entendidas. Assim como a maior parte da ciência, tais perguntas geram novos grupos de indagações.

A primeira parcela foi intitulada “The Envelope of Life, Please” (“O Envelope da Vida, Por Favor”), para sublinhar a magnitude de interesse em ambientes extremos e os limites para lugares onde nenhum organismo vivo já foi antes (e sobreviveu). O fascínio com a vida extrema continuou e está refletido em muitas das questões recentemente submetidas.

A revista recebeu um total de 41.709 perguntas e aproximadamente uma em oito (5.731) não eram duplicatas e foram classificadas como as mais populares. Destes, quase seis mil participantes, os cerca de setenta e cinco são mostrados abaixo com os links de referência para maiores explicações.

Os editores julgaram as questões seguintes como as mais instigantes até hoje, por sua intuição fundamental, mas também porque é um campo fértil de atual investigação entre astrobiólogos.

Perguntas Frequentes

  • Existem formas de vida sem água? Não até então, pelo menos além de algumas esporulações exóticas, hibernações ou estados de desidratação. Esta questão singular guia muito da forma como cientistas olham para zonas habitáveis em outros planetas: a água líquida pode existir?


  • Qual é a mais extrema temperatura em que a vida é encontrada? 235º F (117,7º C), um micróbio hipertermofílico chamado Pyrolobus fumarii.


  • Qual a mais extrema pressão em que a vida é encontrada? 1.200 vezes a pressão atmosférica. Em experimentos de laboratório, sob pressões de aproximadamente 16.000 vezes a do nível do mar, a sobrevivência é possível, mas é desconhecido que tipo de crescimento e metabolismo podem ser possíveis sob tais condições extremas.


  • Qual é a biomassa abaixo da superfície da Terra? A massa de microrganismos abaixo de nossos pés, descendo quilômetros nos subterrâneos é provavelmente igual ou maior à massa de todos os organismos na superfície da Terra.


  • Qual a definição de um organismo vivo? Ele deve se alimentar, crescer e reproduzir. Aproximadamente 102 questões específicas podem ser feitas a respeito de um dado fenômeno se um esquema de classificação é imposto.


  • Existiram antigos oceanos em Marte? Não se sabe ainda. Remanescentes de neve, gelo e voçorocas são pistas fascinantes para o que pode também ser água sub-superficial suficiente para cobrir o planeta até os nossos joelhos se igualmente distribuída latitudinalmente. Há um consenso científico se construindo ao redor da noção de pelo menos derrames transitórios para a superfície.


  • Quais foram as mais antigas formas de vida na Terra? Muitos acreditam que trilobitas foram os primeiros organismos multicelulares e cianobactérias como os primeiros fotossintetizantes.


  • Há vida em Europa? Sob quilômetros de um oceano congelado, um mar salino pode abrigar exóticos ou primitivos candidatos.


  • O que é uma zona habitável galáctica? Uma estrela com planetas capazes de abrigar água líquida. Outras restrições podem limitar a distância em que a estrela está fora do ambiente de alta radiação de um centro galáctico versus sua periferia.


  • A Lua de Saturno, Titã, tem uma atmosfera? Sim, a espaçonave Cassini vai lançar uma sonda no que alguns cientistas acreditam ser uma atmosfera bioquimicamente rica.


  • O que é o paradoxo de Fermi? Se há vida inteligente lá fora, por que eles não nos encontraram ainda?


  • Como nossa Lua se formou? Novas evidências apontam para “um bloco terrestre arrancado”, apesar de haver outros planetas que capturaram luas entre asteroides errantes.


  • Como são conduzidas as buscas em meteoritos para encontrar fragmentos marcianos? Frequentemente por mãos e joelhos na Antártica, ou mesmo em mercados no deserto, onde meteoritos são vendidos.


  • Que tipos de “rovers” (veículos de exploração) planetários de nova geração estão sendo explorados? Vários tipos por controle remoto e comportamento autônomo.


  • A vida surgiu uma ou muitas vezes na Terra? Toda a vida pode ser mapeada em uma árvore ou teia da vida.


  • Imagina-se existirem fortes oxidantes na superfície de Europa? Evidências das missões das espaçonaves Voyager e especialmente da Galileo apontam para um oceano cujo volume é quase o dobro de todos os oceanos da Terra combinados.


  • Como o DNA mitocondrial é usado para construir as árvores genealógicas através de genes parentais? O centro de energia para células complexas, chamado de mitocôndrias, carrega adiante DNA traçador que permite rastreá-lo de volta e foi recentemente encontrado em fósseis de interesse.


  • Pode a vida ser transferida de Marte para a Terra ou vice-versa? Talvez endósporos, ou fósseis. A radiação pode ser uma maior limitação que as temperaturas.


  • Quantas espécies de plantas e animais foram extintos? A maioria. Os cientistas estimam que 99 por cento de todas as espécies que já existiram na Terra foram extintas.


  • O que é o método de detecção Doppler para se encontrar novos planetas? Uma mudança na cor da luz de uma estrela para medir mudanças na velocidade de uma estrela causadas pela atração gravitacional de um planeta orbitando-a.


  • Como cientistas aplicam a Navalha de Occam para resolver questões com poucos dados reais disponíveis? Para parafrasear, um principio da boa ciência é que dadas muitas opções possíveis, escolha a mais simples com o mínimo de suposições.


  • Quais compostos orgânicos foram encontrados em meteoritos? O meteorito de Murchison mostrou evidências de blocos de construção de proteínas e alguns aminoácidos que se pensava não ocorrer na Terra.


  • Que sondas espaciais estão planejadas para explorar Europa? O Europa Orbiter (Orbitador Europa) está planejado para 2010. Até então, a maior parte dos dados compilados foram coletados pela missão de sobrevoo das espaçonaves Galileo.


  • Qual é considerado o animal que pode sobreviver ao mais severo ambiente extremo? O tardígrado ou urso d’água.


  • Qual o mais salino ambiente que em que células vivas são encontradas crescendo? Os halófilos, ou micróbios amantes do sal, foram encontrados em águas com 25% do seu volume em sal.


  • O que foi o experimento Miller-Urey? No clássico experimento de 1953, moléculas complexas como aminoácidos e açúcares foram produzidos por descargas elétricas e em uma atmosfera primitiva repleta de gases como metano, hidrogênio, amônia e água.


  • Quais são os três domínios da vida? Archea (inclui a vida em ambientes extremos), procariontes (sem um núcleo celular) e eucariontes (possuem um núcleo celular) como plantas, animais e humanos. Alguns consideram os vírus como um quarto domínio.


  • Há organismos que não usam DNA para armazenagem de código? Vírus de RNA, como da gripe comum.


  • Quais os lugares mais promissores para pouso em Marte? Leitos secos de lagos ou onde se espera encontrar os minerais formados pela água como a hematita. Mais de uma centena de lugares foram considerados relativamente promissores, mas diferem em riscos e recompensas da missão.


  • O que matou os dinossauros? Mudança climática e talvez um impacto de asteroide onde é atualmente o Golfo do México. Este impacto K/T ocorreu há 65 milhões de anos.


  • Qual a ciência disponível para prever como serão os alienígenas? Em geral nenhuma, mas se for uma civilização avançada, haverá pistas para saber quanto tempo teria sido necessário para tal civilização se desenvolver, baseado no que sabemos sobre a Terra.


  • O que havia de especial com o meteorito Tagish? Ele pousou em um lago congelado no Canadá e é considerado como bem preservado.


  • O que havia de especial sobre o meteorito Allan Hills? Meteoro marciano que mostrou curiosos depósitos em forma de haste e propriedades magnéticas.


  • O que havia de especial sobre o meteorito de Murchison? Mostrou evidências de aminoácidos.


  • O que foi o registro dourado enviado pela espaçonave Voyager? Uma combinação de mensagens em uma garrafa retratando músicas, imagens e saudações.


  • earth
    A Terra é nosso único exemplo de vida planetária. Isto torna difícil de revelar o que é universal e o que é acidental sobre a natureza e história da vida.
  • Como é o típico clima em Marte? Pressão atmosférica de 0,6 por cento a da superfície da Terra, uma temperatura média de -60 graus Celsius (-140º F) e uma fina atmosfera de 95 por cento de dióxido de carbono. A falta de uma atmosfera protetora pode fazer a radiação consideravelmente perigosa.


  • Qual é a expectativa de vida do nosso Sol? Em torno de outros 7 bilhões de anos antes que ele entre na fase Gigante Vermelha de rápida expansão.


  • Quais as chances científicas de um grande meteoro ou cometa atingir a Terra? Cerca de mil objetos próximos da Terra, de um quilômetro ou mais de tamanho, com um impacto capaz de matar 100.000 pessoas ocorrem aproximadamente uma vez a cada 40.000 anos.


  • Algum cometa ou asteroide já atingiu planetas diferentes da Terra? Em 1994, o Hubble Telescope (Telescópio Hubble) fotografou o impacto dramático do Cometa Fevy/Shoemaker enquanto ele explodiu na atmosfera de Júpiter.


  • Quais as perspectivas de vida para lua de Júpiter, Io? Europa é uma melhor aposta por conta de seu oceano salgado e Io é vulcânica.


  • O que significa a hipótese da panspermia? A dispersão das sementes da vida com moléculas orgânicas ou vida simples transportada em meteoros e cometas.


  • As tempestades elétricas de Marte são um risco para os eletrônicos de espaçonaves e veículos? Planejadores de missões estão testando contra esta ameaça.


  • Qual é o lugar mais seco na Terra? Em alta altitude entre o norte do Chile e a Bolívia (deserto de Atacama) e a Antártica.


  • Bactérias poderiam sobreviver em Vênus atualmente? A superfície é muito quente, mas foram propostas teorias de colônias em nuvens.


  • Quem é Matthew Golombek? Cientista de projetos da Mars Pathfinder de 1997 do Jet Propulsion Laboratory (Laboratório de Propulsão a Jato).


  • O que são os nanóbios? Qual é o menor organismo no planeta? Nanobactéria ou vida nos limites de ser capaz de encapsular seu próprio DNA.


  • Quais são as duas típicas estruturas para viroses? Em bastão ou em icosaedro (20 faces).


  • Como serão os animais em um milhão de anos? Impossível de se especular, mas alguns cientistas imaginam em escalas de tempo tão curtas quanto milhares de anos. Humanos estarão explorando o espaço o que introduz rápidas adaptações em um ambiente hostil.


  • Existe água em Vênus? A superfície é quente o suficiente para derreter chumbo, mas camadas atmosféricas podem ser temperadas de forma estratificada.


  • O que é a lei de Dollo na evolução? Um órgão nunca retorna à estrutura antecessora.


  • O que significa a teoria da Terra Bola de Neve? Uma fase geológica onde os oceanos congelam.


  • Havia vida na Terra antes da formação de nossa Lua? Improvável, uma vez que a Terra era quente e derretida e acima do ponto de ebulição da água.


  • O que são as probabilidades individuais para vida inteligente baseadas na equação de Drake? Uma série de probabilidades baseadas no número de estrelas, mas com o fator menos conhecido podendo bem ser o tempo de vida de uma civilização tecnológica.


  • Qual é a idade do Universo? 13,7 bilhões de anos, de acordo os níveis da radiação de fundo em microondas.


  • O que aconteceu para causar a explosão do Cambriano de diferentes formas de vida na Terra? Não se sabe exatamente, mas a cross-over (recombinação) genética do material desempenhou um grande papel comparado com apenas mutações na evolução de espécies mais rapidamente.


  • Europa
    Europa é um dos focos primários na busca por vida no Universo.
    Crédito: NASA
  • O que os descobridores de planetas querem dizer quando se referem a “Jupiteres quentes”? Gigantes gasosos bem próximos de sua estrela parental e improvável de abrigar condições habitáveis.


  • Pode a vida surgir do “zero” dada a composição e temperatura atuais da Terra? Cientistas da vida estão tentando alguns ambiciosos experimentos de laboratório.


  • Quais mudanças meteorológicas são necessárias para terra formar Marte? Criação do efeito estufa, mais provavelmente com clorofluorcarbonos ou CFcs. Pode levar pelo menos 40 anos dependendo dos insumos e de quão bem controlado um Marte terraformado pode se comportar. O esverdeamento de um enferrujado planeta vermelho está sendo ativamente estudado, embora as necessidades de uma bactéria sejam bem diferentes da vida mais complexa.


  • Quantos planetas extrassolares já foram encontrados até então? Aproximadamente 105.


  • Por que a hematita mineral é considerada importante para encontrar evidências de antigos depósitos de água em Marte? A hematita vermelha é encontrada em certas regiões e na Terra é formada em combinação com depósitos de água.


  • O que são psicrófilos? Bactérias adaptadas ao frio que normalmente vivem em permafrost (ou em português pergelissolo, subsolo permanentemente congelado) a -20º C.


  • Como as forças de maré são consideradas uma fonte de calor alternativa quando o calor estelar é insuficiente? Semelhante ao aquecimento por fricção, marés fortes provêm uma fonte de calor particularmente para luas de Júpiter, como Europa.


  • Menções honrosas. Uma nova categoria de menção honrosa está anexada como a mais bem-humorada e a mais surpreendente:

  • Os seres humanos podem viver depois de serem congelados?


  • O camelo é apenas um cavalo desenhado por um comitê?


  • Comunicação Humana Intra-espécie

    As mais inesperadas linhas de perguntas contêm a promessa futura por humanos se comunicando com nossa própria espécie, assim como um grande número de leitores procura novos toques de telefone relacionados ao espaço para seus celulares. Estes pedidos vieram de todo o mundo, incluindo a Sérvia, Turquia, Maratha (Índia), Armênia, Japão, Telugu (Sul da Índia), Punjabi, Pérsia, Cantonês, Vietnã, Nepal, Canará (Índia), Coréia, Polônia, Arábia e Uganda. Felizmente todos estes estão disponíveis a partir das adaptações do registro dourado da espaçonave Voyager que foi enviada como uma história parcial da diversidade de línguas e saudações para um futuro receptor daquela mensagem em uma garrafa.


    This story was originally published in English.


    Related Stories
    Procurando por Artefatos Alienígenas na Lua
    Porque Alienígenas de Silício Iriam Preferir Comer Nossas Cidades a Nós
    Procurando por Artefatos Alienígenas no Sistema Solar
    A Casa Branca Comenta sobre Vida Alienígena
    A Física dos Círculos em Plantações
    Vida Alienígena Mais Provável em Planetas tipo Duna
    La Vida Extraterrestre es Más Probable en Planetas Tipo “Dune”
    Viviendo en la Zona Galáctica Peligrosa
    About Us
    Contact Us
    Links
    Sitemap
    Podcast Rss Feed
    Daily News Story RSS Feed
    Latest News Story RSS Feed
    Learn more about RSS
    Chief Editor & Executive Producer: Helen Matsos
    Copyright © 2014, Astrobio.net