Poderiam Dinossauros Avançados Controlar Outros Planetas?

 

Core
Esta pintura retrata um impacto de asteroide que se acredita ter causado a extinção dos dinossauros e muitas outras espécies na Terra. Se este impacto não tivesse ocorrido, poderia a Terra ser controlada por dinossauros hoje? Crédito: Donald E. Davis

Nova pesquisa científica levanta a possibilidade de que versões avançadas do T. rex e outros dinossauros – criaturas monstruosas com a inteligência e astúcia de humanos – podem ser as formas de vida que evoluíram em outros planetas no Universo. “Seria melhor não conhecê-los” conclui o estudo, que aparece no Journal of the American Chemical Society.

No relatório, notou o cientista Ph.D. Ronald Breslow, se discute o mistério centenário de porquê os blocos de construção de aminoácidos terrestres (que formam as proteínas), açúcares e os materiais genéticos DNA e RNA existem em principalmente uma orientação e formato. Há duas possíveis orientações, esquerda e direita, que se espelham da mesma forma que as mãos. Isto é conhecido como “quiralidade”. De forma à vida surgir, proteínas, por exemplo, devem conter apenas uma forma quiral de aminoácidos, esquerda ou direita. Com a exceção de umas poucas bactérias, os aminoácidos em todas as formas de vida na Terra possuem a orientação para a esquerda. A maioria dos açúcares possui uma orientação para a direita. Como foi que esta assim chamada quiralidade, a predominância de uma forma quiral, aconteceu?

Breslow descreve a evidência que apoia a ideia de que aminoácidos incomuns levados a uma Terra estéril por meteoritos há uns 4 bilhões de anos atrás definiu o padrão para os aminoácidos normais com a geometria-E, do tipo das proteínas terrestres, e como eles podem ter levado aos açúcares-D, do tipo que ocorre no DNA.

“Claro”, diz Breslow, “mostrar que isto pode ter ocorrido desta forma não é o mesmo que mostrar que ocorreu”. Ele continua: “Uma implicação deste trabalho é que em qualquer lugar no Universo pode haver formas de vida baseadas em aminoácidos-D e açúcares-E.” Tais formas de vida podem muito bem ser versões avançadas de dinossauros, se os mamíferos não tiveram a boa sorte de ter os dinossauros varridos por uma colisão de asteroide, como na Terra. “Seria melhor não conhecê-los”.

This article was originally published in English

Publication of press-releases or other out-sourced content does not signify endorsement or affiliation of any kind.