Apocalipse em 2012

Sem Dia do Juízo Final em 2012, Mas Muitos Lucros Para Divulgadores da Destruição

O calendário maia, que termina em 2012, foi baseado em ciclos astronômicos.

A crença de internet amplamente difundida de que 21 de dezembro de 2012 será o dia do juízo final para o planeta Terra porque algum evento astronômico irá destruir ou dizimar nosso planeta é uma completa farsa, de acordo com o cientista da NASA David Morrison. O seu resumo conciso das alegações e da resposta científica está sendo publicado pela Astronomical Society of the Pacific (Sociedade Astronômica do Pacífico) como um serviço público na: http://www.astrosociety.org/2012

Por muitos meses, a NASA e muitos astrônomos receberam cartas e e-mails cada vez mais preocupados de membros do público sobre a possibilidade, bastante divulgada na internet, de que o mundo acabará em 2012.

Muitos mecanismos para o fim do mundo foram propostos, incluindo a colisão com um planeta fictício chamado Nibiru, atividade mortal na superfície do Sol que atinge a Terra, alinhamentos com o centro da galáxia, etc. David Morrison cunhou o termo “cosmofobia” – medo do Cosmos – para estas preocupações e tem visto um enorme aumento do fenômeno este ano.

O Dr. Morrison, um amplamente reconhecido especialista no Sistema Solar (e impactos de asteroides), também trabalha como cientista de relações públicas para o serviço “Ask an Astrobiologist” (“Pergunte a um Astrobiólogo”) da NASA, onde ele responde perguntas para o público. Ele recebeu tantas questões sobre 2012 e o fim do mundo que ele sentiu que deveria investigar e estabelecer o documento corretamente.

David Morrison.
Image Crédito da imagem: NASA

Uma das mais interessantes descobertas é que os distribuidores do filme de ficção científica “2012” a ser lançado em novembro, estão intencionalmente alimentando as chamas do pânico na internet (no que é conhecido como uma campanha de marketing viral) pela criação de páginas virtuais de falsa ciência e encorajando pessoas a buscar por “2012” na rede. A maioria das páginas que estes pesquisadores encontram está cheia de contra-sensos e más interpretações, frequentemente por pessoas que escreveram livros sobre os desastres que estão chegando e que eles estão tentando vender.

O artigo de Morrison é na forma de perguntas e respostas e é seguido por um guia de recursos que permite aos leitores encontrar ainda mais informações cientificas sobre por que nenhum desastre em 2012 está nas cartas. Há muitas razões para se preocupar com o futuro do planeta Terra, mas absolutamente nenhuma razão para destacar o solstício de inverno (no Hemisfério Norte, para o hemisfério Sul é solstício de verão) de 2012 como um tempo especial de interesse.

Para obter um guia de recursos comentado para responder às alegações de pseudo-ciência astronômica, da astrologia a círculos em plantações e de antigos astronautas a negações do pouso na Lua, consulte:
http://www.astrosociety.org/education/resources/pseudobib.html

Ouça a entrevista do NPR com David Morrison sobre os rumores da catástrofe de 2012.

This story was originally published in English.

Publication of press-releases or other out-sourced content does not signify endorsement or affiliation of any kind.