Pesquisa Mostra Oceanos Como Vitais Para a Possibilidade de Vida Alienígena

This press release was originally published in English on July 22, 2014. This translation for the Portuguese edition of Astrobiology Magazine was provided by Bruno Martini. The original article is available here.

Artist’s conception of Kepler-69c, a rocky planet larger than Earth that orbits in what could be a habitable region of its star. Credit: NASA

Artist’s conception of Kepler-69c, a rocky planet larger than Earth that orbits in what could be a habitable region of its star. Credit: NASA

Nova pesquisa publicada no jornal Astrobiology mostra o papel vital dos oceanos na moderação do clima em planetas semelhantes à Terra.

Até agora, simulações por computador de climas habitáveis em planetas semelhantes à Terra focaram em suas atmosferas. Mas a presença de oceanos é vital para a estabilidade climática ótima e sua habitabilidade.

A equipe de pesquisa das faculdades de Matemática e Ciências Ambientais da UEA criou um padrão simulado por computador de circulação oceânica em um hipotético planeta semelhante à Terra coberto por oceanos. Eles observaram como diferentes taxas de rotação planetárias impactariam o transporte de calor com a presença dos oceanos sendo considerada.

O Prof. David Stevens da faculdade de Matemática da UEA disse: ´´O número de planetas sendo descobertos fora do Sistema Solar está crescendo rapidamente. Esta pesquisa ajudará a responder se estes planetas poderiam sustentar vida alienígena.

´´Sabemos que muitos planetas são completamente inabitáveis porque eles estão muito próximos ou muito distantes das suas estrelas. Uma zona habitável é baseada na distância do planeta de sua estrela e em temperaturas em que é possível para o planeta possuir manter a água líquida.

´´Mas até agora, a maioria dos modelos de habitabilidade negligenciaram o impacto dos oceanos no clima´´.

´´Os oceanos possuem uma imensa capacidade de controlar o clima. Eles são benéficos porque eles fazem a temperatura de superfície responder a mudanças sazonais muito lentas no aquecimento solar. E eles ajudam a assegurar que as variações de temperatura através de um planeta sejam mantidas a níveis toleráveis´´.

´´Nós descobrimos que o calor transportado pelos oceanos teria um grande impacto na distribuição da temperatura pelo planeta e potencialmente permitiria que uma maior área do planeta fosse habitável´´.

´´Marte, por exemplo, está na zona habitável do Sol, mas não possui oceanos – fazendo as temperaturas do ar variarem acima de 100oC. Os oceanos ajudam a fazer o clima de um planeta mais estável, então considerá-los em modelos climáticos é vital para saber se um planeta pode desenvolver e sustentar vida´´.

´´Este novo modelo nos ajudará a entender como os climas de outros planetas podem ser com detalhes mais acurados que nunca´´.

The Importance of Planetary Rotation Period for Ocean Heat Transport (A Importância do Período de Rotação Planetário para o Transporte de Calor no Oceano) foi publicada no jornal Astrobiology na segunda-feira, 21 de julho de 2014. A pesquisa foi financiada pelo – Engineering and Physical Sciences Research Council EPSRC (Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas).

Tradutor: Bruno Martini


A publicação de comunicados de imprensa e outros conteúdos terceirizados não significam apoio ou filiação de qualquer tipo.

Publication of press-releases or other out-sourced content does not signify endorsement or affiliation of any kind.