Novas Ideias Sobre a Origem das Aves

This press release was originally published in English on Mar 7, 2014. This translation for the Portuguese edition of Astrobiology magazine was provided by Bruno Martini. The original article is available here.


Mark Puttick e seus colegas investigaram as taxas de evolução de duas características-chave que precederam o voo: tamanho do corpo e o comprimento dos membros anteriores. Para voar, enormes dinossauros carnívoros tiveram de diminuir de tamanho e desenvolver braços bem mais longos para suportar suas asas emplumadas.

Archaeopteryx artist rendering NASA

Archaeopteryx foi apenas um de um grande número de pequenos dinossauros voadores. Crédito: NASA

‘Nós ficamos realmente muito surpresos ao descobrir que as essenciais mudanças de tamanho aconteceram ao mesmo tempo na origem das Paraves’, disse o Sr. Puttick da Bristol School of Earth Sciences (Escola Bristol de Ciências da Terra). ‘Isto foi há pelo menos 20 milhões de anos antes da primeira ave, a famosa Archaeopteryx e mostra que o voo em aves surgiu através de vários passos evolucionários.’

Ser pequeno e leve é importante para um voador e agora parece que todo um grupo de dúzias de pequenos dinossauros tinham baixo peso e asas de um tipo ou de outro. A maioria era de planadores e paraquedistas, que abriam suas asas emplumadas, mas não as batiam.

‘Destes batedores de asas e planadores, apenas as aves parecem ter sido capazes de voos vigorosos’, disse o co-autor Mike Benton, professor de Paleontologia de Vertebrados em Bristol.

‘Mas você não teria escolhido o Archaeopteryx como o fundador de um novo e marcante grupo’’.

O estudo aplicou novos métodos numéricos que calculam a taxa de evolução de diferentes características através de toda uma árvore genealógica e identificam onde manifestações repentinas de rápida evolução ocorreram.

‘Até agora, você poderia apenas especular grosseiramente onde as principais transições evolucionárias ocorreram’, afirmou o Dr. Gavin Thomas da University of Sheffield (Universidade de Sheffield), ‘mas os novos métodos apontam o tamanho das mudanças. O pequeno tamanho das aves e suas longas asas se originaram muito antes das próprias aves.’

As aves devem seu sucesso ao seu voo, asas e penas. Até os anos de 1990, quando os primeiros dinossauros emplumados foram encontrados na China, se pensava que as aves tinham se originado rapidamente, marcando uma enorme transição com os dinossauros. Agora, nós sabemos que o Archaeopteryx foi apenas um de um grande número de pequenos dinossauros voadores.

‘A origem das aves costumava ser vista como uma rápida transição’, disse Mark Puttick, ‘mas agora sabemos que as características-chave que associamos com eles surgiram muito mais cedo.’

A publicação de comunicados de imprensa e outros conteúdos terceirizados não significam apoio ou filiação de qualquer tipo. 

Fonte: University of Bristol News

Publication of press-releases or other out-sourced content does not signify endorsement or affiliation of any kind.